-
Arquitetos: OFIS Architects
- Área: 385 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Tomaz Gregoric
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em uma área residencial, na fronteira entre o centro da cidade e o bairro suburbano. Há uma diferença de altura de 2,5 m entre o nível da rua e a parte mais distante do terreno. Seguindo sua topografia, o volume da casa é dividido em etapas da rua até o nível do jardim. Isso permite a criação de terraços com plantas e também possibilita a vista para as árvores no quintal.
A cliente, uma família bilíngue (eslovena-inglesa), solicitou duas salas de estar diferentes, uma como recepção dos convidados, acessada a partir do nível da rua e outra para a vida familiar no nível mais baixo do jardim. Dessa forma, a geometria escalonada da casa também evidencia uma organização programática.
O térreo é destinado a reuniões com os hóspedes e atividades eventuais, enquanto o núcleo da vida doméstica está no nível inferior, onde a cozinha e a sala de estar estão visual e espacialmente conectadas ao pátio e ao jardim. O primeiro andar acomoda os dormitórios para os membros da família. O segundo andar foi projetado como um sótão para os hóspedes. Cada atividade principal está ao lado de um terraço.
A dualidade de funções também é claramente expressa nos cortes. Por um lado, há uma agregação típica de uma casa unifamiliar enquanto, por outro, os vazios para a garagem e os terraços encobrem o volume em duas partes, enquanto conectam visualmente os jardins na parte posterior, os diferentes terraços e a entrada principal desde a rua.
O volume resultante é revestido com tijolos perfurados nas fachadas expostas à rua, que funcionam como uma rede e proporcionam privacidade, enquanto a fachada posterior possui vista para os vários níveis de jardins privados.
Soluções Sustentáveis
- Sistema de ventilação para recuperação de calor;
- Bomba de calor água-terra;
- Resfriamento radiante do teto (instalado em lajes de concreto);
- Isolamento térmico de dupla camada;
- Vidros triplos com caixilhos de madeira;
- Aberturas envidraçadas em direção à iluminação solar (Norte - Sul);
- Uso de materiais externos ecológicos, redução de qualquer revestimento interno adicional com paredes estruturais expostas.